quarta-feira, 18 de março de 2015

Os programas de fidelidade das cias aéreas estrangeiras

Em outro post eu havia feito uma breve análise dos programas de fidelidade das cias aéreas nacionais, mostrando as principais vantagens e desvantagens de cada programa. Neste post eu farei o mesmo para alguns dos principais programas de fidelidade das cias aéreas estrangeiras.

Primeiramente farei uma breve explicação sobre as alianças globais das cias aéreas. Existem basicamente 3 alianças globais: a Star Alliance, a oneworld e a SkyTeam.

A Star Alliance (http://www.staralliance.com.br/) é a primeira e a maior das 3, possui 28 membros e poderá aumentar este número caso a Avianca Brasil, ou a Azul, ou ambas entrarem na aliança. Dentre os membros, temos os seguintes que fazem voo de/para o Brasil: a americana United, a japonesa ANA, a alemã Lufthansa, a Air Canada, a Air China, a Ethiopian, a Singapore, a South African, a Swiss, a Avianca, a Copa, a TAP e a Turkish.


Cias aéreas afiliadas a Star Alliance

oneworld (http://pt.oneworld.com/) é a segunda aliança global, conta com 15 membros, dentre eles a LATAM. Os principais membros dessa aliança são American Airlines, LATAM, Qatar, British e Ibéria. Todas as cias listadas fazem voos para o Brasil.


Cias aéreas afiliadas a oneworld

Já a SkyTeam (http://www.skyteam.com/pt-BR/) é a mais nova das alianças globais. Possui 20 membros, dentre eles, os que fazem voos para o Brasil são:  a Delta, a Korean Air, a AeroMexico, a Aerolineas Argentinas, a AirFrance, a Air Europa, a KLM e a Alitalia.


Cias aéreas afiliadas a Sky Team

Apenas nesta breve apresentação sobre as alianças, somamos mais de 60 cias aéreas estrangeiras, a maioria com seu programa de fidelidade independente. Portanto farei um relato dos programas de fidelidade que considero como os mais interessantes.


O Aadvantage oferece constantes promoções de acúmulo e conta com diversas parcerias

O mais popular é o AAdvantage, da American Airlines. Era um dos programas mais justo no acúmulo de milhas e resgate de passagens prêmio, entretanto ocorreram algumas mudanças no início do ano de 2016 quanto as regras de acúmulo e resgate, dificultando a utilização do mesmo. O Aadvantage permite acúmulo e resgate em voos LATAM.

 O Executive Club é um bom programa para aqueles que querem resgatar voos curtos.

Outros programas das cias afiliadas a oneworld que considero interessantes são o Executive Club da British Airways, o Iberia Plus da Ibéria e o Privilege Club da Qatar Airways. Estes programas são interessantes no caso de resgates de passagens cuja distância é curta. É permitido fazer a troca de "avios", como são conhecidas as milhas, entre esses dois programas.

Os Avios do Iberia Plus podem ser utilizados no Executive Club, e vice-versa.

A Qatar possui um voo diário de São Paulo a Buenos Aires, o qual pode ser uma opção muito interessante para resgates no Privilege Club. Além disso, o programa da Qatar permitir acumular e resgatar nas duas maiores cias aéreas nacionais, a GOL e a LATAM.


O Privilege Club é o único programa que possibilita o acúmulo e resgate na LATAM e na GOL

Dentre as afiliadas da Star Alliance, os programas que mais se destacam são o LifeMiles, da Avianca, o Victoria da TAP e o Miles&Smiles da Turkish Airlines.


LifeMiles, o programa de fidelidade da Avianca, possui promoções frequentes para compra de milhas

O LifeMiles é um programa interessante para aqueles que pretendem viajar para a América do Sul e Central, pois possui várias tarifas promocionais para emissão com milhas em voos próprios da Avianca. Também se mostra bem vantajoso devido as constantes promoções de compra de milhas, na qual o participante ganha um bônus de 100% das milhas adquiridas.


O Miles&Smiles da Turkish oferece diversas promoções para acúmulo e resgate.

O programa da Turkish Airlines, o Miles&Smiles, é interessante para aqueles que buscam status elite ou a sua renovação. Possui uma tabela muito boa para resgate de passagens prêmio para voos entre São Paulo e Buenos Aires, ou dentro do Leste Europeu.


TAP Victoria pode ser uma boa opção para aqueles que pretendem voar entre Brasil e EUA em classe executiva.

O Victória, da TAP pode ser uma boa opção para aqueles que pretendem fazer uma viagem do Brasil a Europa, principalmente Portugal. O programa cobrava uma "taxa de combustível" para voos realizados pela própria TAP, porém agora esta cobrança não é mais realizada.


O Flying Blue oferece várias promoções para emissão com milhas reduzidas nos voos entre Brasi le Europa.

Dentre os programas de fidelidade dos membros da SkyTeam, temos o Flying Blue, da Air France e KLM e o SkyMiles da Delta Air Lines.


O SkyMiles da Delta mudou a forma de acúmulo, agora é em função do valor pago nas passagens.

Ambos os programas possuem diversas parcerias. Dentre elas, permitem acúmulo e resgate em voos GOL.

O Flying Blue faz frequentemente promoções com milhas reduzidas para voos entre Brasil e Europa, o que não ocorre no Skymiles. Outra desvantagem do programa de fidelidade da Delta é o fato de que o acúmulo em voos realizados não é mais feito pela distância percorrida, mas sim pelo valor gasto nas passagens.

Esses são, na minha opinião os programas de fidelidade das cias aéreas estrangeiras que servem como alternativa aos programas de fidelidade das cias aéreas nacionais. Entretanto o acúmulo de milhas nesses programas estão restritos na maioria das vezes as parcerias em voos e produtos e serviços, ou seja, são poucas as parcerias dos cartões de crédito com esses programas de fidelidade.

Escreva no comentário caso tenha alguma dúvida ou queria um esclarecimento sobre o tema.

Atualização de 04/08/2016: mudanças no Aadvantage implantadas em 2016, incluindo link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário