domingo, 15 de março de 2015

Aplicativos para smartphones úteis para viagens

Nesse post abordarei dois assuntos que gosto bastante: viagens e tecnologia. Cada vez mais pessoas tem acesso a internet e a telefones móveis conhecidos como Smartphones, os quais possuem sistema operacional que dá suporte a vários aplicativos que podem ser úteis numa viagem.

Mesmo que não tenha um chip (conhecido no exterior como SIM Card) habilitado para uso em outros estados ou no exterior, é possível aproveitar o wi-fi dos hotéis, restaurantes e cafés para utilizar esses aplicativos.

Para baixar os aplicativos, acesse a "loja" do fabricante do seu Smartphone, como por exemplo Google Play Store ou App Store.

Vamos a lista:

99 Taxis / Easy Taxi, etc: aplicativos que usam o GPS para ajudar a encontrar um taxi. As vezes falham, devido a posição indicada no GPS, então é sempre recomendado conferir o endereço antes de chamar o taxi, e só chamar o taxi quando estiver pronto para partir.





BeepMe: aplicativo muito útil para quem quer oferecer ou está procurando caronas. É integrado com o facebook.




Booking: utilizado para pesquisar e reservar acomodações. Através do GPS é possível encontrar acomodações nas proximidades.




Dropbox: serve para armazenar arquivos do celular, como filmes, fotos, documentos, músicas, etc. É extremamente útil, pois funciona como um backup virtual, o que permite liberar espaço para armazenar novos arquivos.




Gmail: aplicativo do email do Google. Com ele é possível ler, responder ou encaminhar os emails, além de se avisado de novos emails.



Google Maps: é um aplicativo baseado no GPS, ou seja, é necessário ter GPS no Smartphone. Ele indica rotas, sejam las a pé, carro ou transporte público e a localização de determinado endereço ou pontos de interesse. A vantagem em relação ao Waze é que não é necessário ter uma conexão de dados ativa, pois a rota pode ser carregada pela internet antes de sair do hotel ou restaurante. A dica que dou é sempre que chegar em um lugar diferente, carregar o mapa da localidade.




Google Tradutor: dica do grande amigo Marcelo Barbosa, o "Paraná". Esse aplicativo traduz mensagens escritas, mensagens de voz ou imagens, através da câmera do celular, onde a imagem é capturada e a tradução é feita quase que instantaneamente para diversos idiomas. Existe versão offline, que não requer uma conexão de internet para os Smartphones que possuem o sistema operacional Android.



Instagram: publica fotos, e as relaciona com o local que você está naquele momento, portanto o GPS também é utilizado. A publicação das fotos pode ser integrada com outras redes sociais, tais como twitter e facebook.




Kayak: pesquisa e reserva passagens aéreas, hotéis e caros para alugar. O interessante desse aplicativo é a possibilidade de gerenciar as reservas feitas, mesmo não sendo através do KAYAK.




Moovit: assim como o Google Maps, este é um aplicativo que traça rotas as de transporte público disponíveis.



Seat Guru: dica do meu grande amigo Raul, o "Rei". Este aplicativo traz todas as informações do site, de forma mais prática. Com ele é possível verificar quais os melhores e piores assentos das mais diversas aeronaves de cias aéreas do mundo todo. Também é possível verificar o status de um voo, e a partir desse voo, verificar quais os melhores e piores assentos da aeronave que irá operar o voo. Também é possível escrever avaliações e publicar fotos.



Skype: aplicativo para troca de mensagens de texto e voz. Também faz ligações para telefones do mundo todo, com tarifas muito menores que as operadoras (pelo menos em relação as operadoras do Brasil). Um ponto fraco é que a ligação pode apresentar falhas, dependendo da oscilação do sinal de internet.



Skyscanner: auxilia na pesquisa e compra de passagens aérea, cotando em vários sites ao mesmo tempo. A partir do resultado da pesquisa é possível ir diretamente para o site que oferece aquele preço e comprar.



TripAdvisor: é um aplicativo baseado no GPS. Ele indica aonde se localizam os pontos de interesse (restaurantes, acomodações e atrações turísticas) cadastrados, por ordem de classificação. Da mesma forma que o Google Maps, pode ser carregado antes de sair de determinado lugar que possua internet. Também há os mapas offline de diversas cidades que não necessitam de internet para navegar.




TuneIn: transmite rádios do mundo todo através da internet. Basta procurar a radio de sua preferência e escutar.




Uber / Cabify, e outros: são os polêmicos aplicativos destinados ao transporte privado urbano, os quais concorrem diretamente com os taxis.



Voos: este aplicativo possui diversos nomes, entretanto a base de dados é a mesma, da Infraero. Ele indica em tempo real o status dos voos de determinado aeroporto ou cia aérea.




Waze: é um aplicativo baseado no GPS, ou seja, é necessário ter GPS no Smartphone. Ele indica quais os melhores caminhos , tempo até o destino e as condições de tráfego nas vias, indicando a posição de radares, blitz, acidentes, etc em tempo real. Portanto para ter o melhor aproveitamento deste aplicativo, é necessário estar conectado a internet da operadora.




Whatsapp: famoso aplicativo para troca de mensagens, fotos, vídeos e arquivos de voz. Pode ser uma boa alternativa ao Skype nas conversas por voz.




Aplicativo da cia aérea que irá opera o seu voo: a maioria das cias aéreas possuem aplicativos para celular que facilitam a vida do viajante, permitindo por exemplo a realização do check in antecipação de voos.







Estes são os aplicativos para celular que considero úteis durante uma viagem. Caso tenha alguma recomendação, ou tenha alguma dúvida sobre os aplicativos que relacionei nesse post, escreva no comentário.

Atualização de 04/08/2016: inclusão dos aplicativos destinados ao transporte privado urbano (Uber, Cabify, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário