domingo, 25 de janeiro de 2015

Como obter "Status Match", a equivalência de status nos programas de fidelidade

Alguns programas de fidelidade, sejam eles de cias aéreas, hotéis, aluguel de carros, ou outros, oferecem aos usuários mais frequentes a oportunidade de equiparação de status, ou Status Match.



Para conseguir essa equiparação, o usuário frequente deve possuir status em um programa de fidelidade. Utilizando o exemplo de programas de fidelidade das cias aéreas. Vamos supor que em determinada época eu tivesse status Fidelidade Vermelho no TAM Fidelidade (atual LATAM Fidelidade), que era equivalente a Star Alliance Gold, (hoje oneworld Sapphire) e nessa época foi anunciado pela Turkish Airlines a possibilidade de equiparar status Elite para todos os clientes que tivessem status Star Alliance Gold, ou seja, de todas as cias aéreas da Star Alliance. O interessado em obter o status deveria primeiramente fazer o cadastro no programa de fidelidade, encaminhar para o email do programa de fidelidade uma solicitação escrita em inglês com uma cópia digital do cartão do programa de fidelidade, bem como o extrato de utilização do programa. Após alguns dias a cia aérea retorna o contato informando se a solicitação havia sido aprovada ou não.

No caso das cias aéreas, há algumas que possuem essa política, outra não. Há ainda algumas cias aéreas que estabelecem um desafio "Challenge" para a obtenção do status, que consiste em adquirir passagem (não vale para passagem adquirida em resgate de program de fidelidade) e voar um determinado número de milhas viajadas e/ou um determinado valor em dinheiro gastos em passagens durante um período de tempo, algo em torno de 90 dias corridos. Se o solicitante alcançar as metas estabelecidas, consegue o status.

As principais vantagens de obtenção de status em determinada cia aérea, principalmente quando esta é afiliada a alguma aliança global, são: acesso ao check in prioritário; franquia adicional de bagagem; acesso a "fast security", que é uma fila prioritária para passar pelo raio-X; acesso as salas VIPs das cias aéreas; acesso a fila de embarque prioritário e devolução de bagagem despachada de forma prioritária.

Estes benefícios podem variar de uma cia aérea para outra, e de status para status num mesmo programa de fidelidade.

Os maiores programas de fidelidade das cias aéreas nacionais (Smiles e LATAM Fidelidade) não possuem a política de Status Match. Os seguintes programas de fidelidade oferecem status match:
Hotéis: Hilton Hhonors e Le Club da Accor e;
Cias aéreas: Miles & Smiles (Turkish Airlines), Etihad Guest (Etihad Airways), Aerolineas Plus (Aerolineas Argentinas) e Flying Blue (KLM / Air France).

Para consultar quais programas de fidelidade oferecem status match e como obter o status, sugiro verificar o site http://statusmatcher.com/

Um comentário:

  1. Reached out to Marriott Rewards twice, and I am STILL waiting to hear back from them.

    I am interested in changing my 'loyalty' this year but do not want to start at square 1 with Marriott when i have status with Hilton.

    ResponderExcluir