quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Análise Crítica Smiles - Parte 3: dicas para otimizar o uso das milhas

Nesta ultima parte sobre o Smiles são apresentadas algumas dicas de como aproveitar as milhas obtidas, seja em voos, transferência pelos parceiros não aéreos ou compras no site Shopping Smiles. 

Para concluir são listados quais são, na minha opinião, os resgates mais vantajosos, mesmo após a extinção da tabela de valores mínimos para resgate.

Clique aqui para ler a apresentação sobre o programa Smiles e aqui para ler sobre as formas de acúmulo e resgate.

Aproveitem as dicas, e boa viagem!


Dicas

Os resgates que envolvem cias aéreas parceiras podem ser realizados pelo site, mas quando houver stopover, deverá ser feito pelo call center. Não é mais possível realizar stopover utilizando milhas Smiles.

Uma parada com menos de 24 horas em um ponto intermediário não é considerada stopover. Por exemplo, a viagem se inicia em GRU, faz conexão de 4 horas no GIG e segue para AMS (Amsterdan). Foram utilizados 2 trechos sem stopover.

Para otimizar a busca de voos das cias aéreas parceiras, é recomendável fazer a busca pelo site da cia que opera o voo. Exemplo: para buscar a disponibilidade de um voo com origem em GRU e destino Buenos Aires pela Qatar, é recomendável entrar pelo site da Qatar e fazer a busca lá antes de acessar o site do Smiles. Neste caso é necessário se inscrever no programa de milhagens da Qatar. No caso da Delta, não é necessário cadastro para pesquisar passagens com milhas. As passagens que estão indicadas como as de menor valor são as que geralmente estão disponíveis no Smiles.

Disponibilidade de passagens de outras cias aéreas parceiras filiadas a Skyteam (Alitalia, Aeromexico, etc.) também podem ser consultadas pelo site da Delta. Para cias aéreas parceiras filiadas a Star Alliance, a consulta pode ser feita pelo site da ANA, United ou COPA.

Poderá ser emitida passagem de ida, volta ou ida e volta, portanto permite "open jaw", que seria a chegada do primeiro destino por um local e a saída por outro local.

Uma passagem prêmio poderá ser resgatada com até 330 dias de antecedência.

Será permitida a emissão de Bilhetes Smiles envolvendo classes de serviço diferentes (econômica, executiva, primeira), situação em que o valor cobrado será com base no maior valor em milhas. Quando o trecho envolver conexão em uma cidade pertencente a uma zona com valor de milhas a serem utilizadas maior que a zona do destino da viagem, deverão ser emitidos bilhetes separados.

Os Bilhetes Smiles envolvendo voos das Companhias Aéreas Parceiras poderão ser emitidos com até 4 (quatro) trechos, quando envolver paradas intermediárias.

Não será permitida a emissão de Bilhetes Smiles que envolvam a mesma cidade mais de uma vez (mesmo que para aeroportos diversos) em uma mesma direção do itinerário ou retrocesso do itinerário; os pontos de conexão devem estar dentro de rotas diretas. Nessas situações, deverão ser emitidos bilhetes separadamente.

Não é possível combinar mais de uma cia aérea parceira no mesmo bilhete Smiles, exceção de KLM e Air France, que pertencem ao mesmo grupo..

A compra de milhas só vale a pena para inteirar o valor de uma passagem com disponibilidade de resgate imediato.

É possível fazer o resgate de passagens sem as milhas necessárias, mediante o pagamento de uma taxa, desde que as milhas necessárias sejam acumuladas até 60 dias antes da data do voo, caso contrário o resgate será cancelado e a taxa não será devolvida.
Esta opção pode ser muito boa quando há promoções de resgate numa época em que não temos o montante disponível, mas que podem ser obtidas até antes de 60 dias do voo.

Há várias promoções de acúmulo e resgate de passagens aéreas para os participantes do Clube Smiles, recomenda-se ler as regras no momento da adesão, pois na maioria dos casos há um tempo mínimo de permanência no clube.

Há diversas promoções que permitem a compra de milhas com até 50% de desconto. Também há promoções que permitem a transferência de pontos dos cartões de crédito para o Smiles, gerando até 100% de bônus.

As taxas de embarque poderão ser pagas com milhas, mas não vale a pena pois há uma drástica desvalorização do valor da milha.

Caso um dos voos do bilhete prêmio tenha sido modificado ou cancelado, seja ele GOL ou de cia aérea parceira, poderá ser feita a escolha de outro voo de sua preferência, desde que os aeroportos de origem e destino não sejam alterados, independente de ter ou não disponibilidade utilizando pontos nos voos solicitados.

Atenção quanto a validade das milhas, pois de acordo com o item 8.2 do novo regulamento "As Milhas Smiles poderão ter validade diversa da prevista no item 8.1, nos casos de:
a) promoções;
b) bonificações; e

c) adesão a determinado produto e/ou serviço da Smiles (exemplo: Clube Smiles).

8.2.1. Informações sobre a validade diferenciada das Milhas Smiles serão divulgadas no site www.smiles.com.br; nos termos e condições das promoções, bonificações e/ou de produtos ou serviços da Smiles, bem como nos outros canais de divulgação disponibilizados pela Smiles e observarão, no que couber, o disposto na Cláusula 9 deste Regulamento
."
Portanto, é preciso ler bem o regulamento, pois há diversas promoções em que as milhas bônus são válidas somente por 6 meses!!!

Retirado das regras do programa:



"13.5. RESSALVADO O EXERCÍCIO DO DIREITO DE ARREPENDIMENTO PREVISTO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, O BILHETE AÉREO, UMA VEZ EMITIDO, NÃO PODERÁ SER ALTERADO EM NENHUM ASPECTO NEM PELA SMILES, NEM PELAS COMPANHIAS AÉREAS, PORTANTO, NO MOMENTO DA EMISSÃO, O PARTICIPANTE DEVERÁ OBSERVAR ATENTAMENTE TODOS OS CRITÉRIOS E DADOS PARA A CORRETA EMISSÃO DO BILHETE AÉREO, TAIS COMO INFORMAÇÕES PESSOAIS, NOME, CPF, DENTRE OUTRAS. 

13.6. O Bilhete Aéreo poderá ser cancelado e as Milhas Smiles reembolsadas, mediante o pagamento das taxas cabíveis, e o Participante poderá efetuar nova emissão a seu critério. As Milhas Smiles reembolsadas em virtude do cancelamento terão seu prazo de validade mantido de acordo com o prazo que estava em vigor quando da emissão do Bilhete cancelado. As Milhas Smiles reembolsadas, cujo prazo de vencimento houver expirado, não serão restituídas ou terão seu prazo restabelecido."




Resgates mais vantajosos

Os valores descritos abaixo foram pesquisados em julho/2017.

Voos domésticos e internacionais para América do Sul pela GOL: sobretudo quando há promoções de milhas reduzidas, a partir de 3.000 milhas o trecho e em alguns casos, a partir de 2.000 milhas o trecho.

Voos em classe econômica nas cias aéreas parceiras: voos para Buenos Aires pela Qatar, por 10.000 milhas o trecho, para os EUA com a Delta a partir de 35.000 milhas o trecho e para a Europa com a Alitalia a partir de 35.000 40.000 milhas o trecho.

Voos em classe econômica nas cias aéreas parceiras na mesma região: a partir de 12.500 milhas o trecho.

Voos em classe executiva dentro da Ásia ou dentro da América do Norte por no mínimo 32.500 milhas o trecho.

Atualizações:

05/08/2016: mudanças nas regras do programa.
14/12/2016: mudanças nas regras de acúmulo e qualificação.
31/07/2017: mudanças nas regras do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário