terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Qual meio de transporte escolher na chegada ao destino?

Um ponto muito importante no planejamento de uma viagem é a escolha do tipo de transporte a ser utilizado durante uma viagem. Se a escolha não for bem pensada, poderá gerar perda de tempo e dinheiro.

A chegada no aeroporto de destino é uma situação que merece destaque, pois na maioria das vezes o nosso destino é um lugar no qual nunca fomos antes e não sabemos o que nos aguarda quando sairmos do aeroporto.


E agora José?

São diversas as opções de transporte disponíveis nos aeroportos. O que a grande maioria das pessoas fazem é chamar um taxi, mas é preciso ter cuidado, principalmente em certos países da América do Sul e do Leste Europeu, pois há vários relatos de golpes.

Taxis em Guayaquil.

Para evitar que ocorra algum incidente logo no começo da viagem, é recomendável verificar qual o preço médio de uma corrida de taxi até o seu destino final. Há um site que calcula o preço da tarifa, chama-se Taxi Fare Finder (http://www.taxifarefinder.com). Ele funciona bem em diversas cidades do Brasil e do mundo.

Além de saber o preço da tarifa de taxi, é recomendável que se utilize apenas os taxis credenciados do aeroporto. É muito comum, principalmente na América do Sul, encontrarmos diversas pessoas oferecendo taxi na saída do aeroporto. Eu recomendo NUNCA aceitar o serviço dessas pessoas. Se o assédio for grande, escolha um sentido e passe por todos. Procure pelo guichê de informações (se o aeroporto tiver) e encontre o local aonde estão os taxis conveniados.

Trem nos EUA 

Em diversas aeroportos nos Estados Unidos e Europa há conectividade com trens ou metrôs. Esta pode ser umA opção muito interessante se não estiver transportando muita bagagem e se o seu local de destino for próximo a uma estação de trem ou metrô.

Airport Bus Service

Existem alguns lugares que possuem o ônibus como opção, como é o caso de Guarulhos, que possui dois serviços distintos de ônibus diariamente, um classificado como "suburbano", que chega e sai da estação Tatuapé do metrô e outro classificado como "executivo", também conhecido como "Airport Bus Service", que chega e sai de diversos pontos da cidade de São Paulo. Para mais informações sobre as linhas e horários de operação, acesse o site http://www.airportbusservice.com.br/br/linhas .

Skybus de Melbourne

Outro exemplo de aeroporto que possui linhas de ônibus é Melbourne, através da Skybus, os viajantes podem fazer o deslocamento até o centro da cidade. Assim como ocorre em São Paulo, esses ônibus possuem compartimento próprio para as bagagens.

Exemplo de Shuttle dos Estados Unidos

Como ultima alternativa, temos o "Shuttle", que consiste no serviço de vans compartilhadas com outras pessoas que estão desembarcando do aeroporto ou partindo da cidade na mesma hora. Ao longo do percurso a van deixa as pessoas nos respectivos destinos. Este serviço é muito comum em diversas cidades dos Estados Unidos, tais como Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco. É um meio de transporte prático, seguro e relativamente econômico, muito bom para aqueles que estão transportando muita bagagem. Algumas empresas que fazem este serviço são "Air Link" e  "Super Shuttle".

Por ultimo temos o transporte público individual, no qual podemos enquadrar o Uber, 99, Cabify, Easy Taxi e outros. Para fazer uso dessa alternativa, é necessário um telefone celular que possua conexão com a internet, o que não é problema nos grandes aeroportos, que dispõem de wi-fi gratuito. Nos aeroporto menores no exterior é provável que não haja wi-fi disponível, e muito menos sinal de celular caso somente disponha de um plano não cobre uso no exterior, aí a alternativa para driblar este problema é adquirir um chip pré pago de alguma operadora local.

Utilizem os comentários caso tenham alguma dica ou dúvidas sobre os meios de transporte a partir dos aeroportos de destino.

ATUALIZADO EM 31/07/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário