terça-feira, 21 de abril de 2015

Seguro ou assistência de viagem no exterior

O tema desse post é de extrema importância para aqueles que tem plano de viajar para o exterior, principalmente para alguns países da Europa por conta do Tratado ou Acordo de Schengen, que estabelece que todo o viajante que ingressar no Espaço Schengen deverá ter um seguro ou assistência de viagem cujo valor mínimo para eventual assistência devido a doenças ou acidentes seja de 30.000 euros.

Atenção, não confunda o Espaço Schengen com a União Européia e com a Zona do Euro.

A Zona do Euro é a região na qual a moeda adotada é o Euro. Há países da União Européia que não usam o Euro, assim como há países que não pertencem a União Européia que utilizam o Euro como moeda. Para saber mais sobre a Zona do Euro, clique aqui.

A União Européia é composta por 28 países, sendo o Chipre o único pais asiático. Mais informações sobre a UE pode ser obtida neste link.

O Espaço Schengen foi definido no Tratado de Schengen como uma área de livre circulação de pessoas entre os países signatários. Há países que não pertencem a UE que fazem parte desse Espaço.



Mapa do Espaço Schengen, aonde há a obrigatoriedade do seguro ou assistência de viagem
Fonte: ec.europa.eu

Voltando ao tema, diante da obrigatoriedade de se ter um seguro de viagem para os países que assinaram este Tratado, será preciso cotar um seguro ou assistência de viagem.

A diferença entre assistência e seguro consiste basicamente no seguinte:a assistência possui um cartão que deve ser apresentado antes do atendimento em uma rede de estabelecimentos cadastrados, enquanto que o seguro funciona no sistema de reembolso mediante apresentação de documentação que comprove a necessidade do uso.

Antes de se iniciar a cotação de um seguro de viagem, é importante saber que há diversos cartões de crédito que tem como benefício o seguro de viagem que cumpre os requisitos do Tratado de Schengen. Para ser elegível ao benefício é necessário ter adquirido as passagens de ida e volta com o cartão ou senão ter pago as taxas de embarque, caso a passagem tenha sido adquirida com milhas/pontos.

Para solicitar o certificado de Schengen o beneficiário entrar em contato com a operadora do cartão de crédito. Este certificado poderá ser solicitado pela imigração na chegada a Europa.

Segue abaixo informações para obtenção do seguro de viagem através dos cartões de crédito:

American Express - Ligue para 0800 725-2312. Pagina da internet indisponível no momento da consulta.
MasterCard - Ligue para 0800 891-3294 ou acesse este link
Visa - Ligue para 0800 891 3679. Portal da VISA.



Site da Master Card para obtenção do certificado de Schangen.

No caso dos cartões VISA e Master, o certificado será enviado para o email de sua escolha. Basta imprimir e apresentar o mesmo se for solicitado pela imigração.

Caso não disponha de um cartão de crédito que ofereça um seguro de viagem, será necessário fazer uma cotação de um seguro ou assistência.

Há sites que oferecem cotação com diversos seguros simultaneamente, podendo comparar os valores e características de cada plano. Alguns pontos que devem ser levados em consideração para a escolha de um seguro ou assistência são: abrangência da rede cadastrada, atendimento 24 horas, preferencialmente em português e valores para assistência em caso de doença, acidentes, extravio de bagagens, etc.



Exemplo de comparação de planos de seguro viagem no site compara online.

Felizmente não possuo nenhuma recomendação de qual seguro ou assistência utilizar, pois nunca tive que fazer uso do mesmo.

É importante levar durante toda a viagem o número de telefone de assistência e caso precise, se orientar corretamente de como proceder caso seja necessário utilizar o seguro ou assistência.

Em complemento ao seguro ou assistência de viagem, é possível solicitar o CDAM - Certificado de Direito a Assistência Médica na rede pública de saúde dos países que possuem acordo com o Brasil (atualmente são: Itália, Cabo Verde e Portugal). Eu já solicitei quando viajei a Itália, tive que comparecer 2 vezes ao escritório do Ministério da Saúde em São Paulo, uma primeira vez para entregar os documentos exigidos e outra, após uma semana, para retirar o certificado. Como não precisei utilizar durante a viagem, não posso opinar sobre a eficiência desse certificado.



Site do Ministério da Saúde com as informações sobre o CDAM.

 Para maiores informações sobre o CDAM, consulte esta página.

Atualizaçao de 04/08/16 com revisão dos links de acesso aos benefícios dos cartões VISA e MasterCard.

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