terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Viagem a Austrália- Fevereiro-Março/2014 - Parte 2: trecho de ida com a Qatar Airways

Depois de mais um dia de trabalho, voltei para casa para acabar de preparar a minha bagagem. Muitas coisas eu já havia arrumado alguns dias antes, mas tive o azar da minha mala quebrar quando estava quase acabando de colocar todas as coisas, e tive que colocar tudo em outra mala.

Mala pronta, peguei o taxi para o Terminal Barra Funda, e de lá peguei o ônibus Airport Bus Service para o Aeroporto. O horário de partida do ônibus era 22:40 hs, mas acabou atrasando quase meia hora para sair. De lá ele passou na Rodoviária do Tietê e então seguiu para o Aeroporto de Guarulhos, onde desembarquei quase meia noite.

Chegando lá, encontrei meu amigo e fomos até o balcão da Qatar Airways fazer o check in, na asa D do terminal 2. Neste momento pedi para o atendente do balcão providenciar a pontuação das milhas dessa viagem na minha conta do Privilege Club, o programa de fidelidade da Qatar. 

Atualmente a Qatar opera no terminal 3, inaugurado no ano passado.


Fila para o check in em Guarulhos.


Pegamos uma fila enorme, demorou uma hora para despacharmos a bagagem e pegarmos os nossos cartões de embarque. Depois fomos trocar dinheiro e comer algo na lanchonete popular, localizada na asa C, próximo ao balcão de check in da GOL. Um suco e um salgado custou menos de 10 reais, preço muito baixo se comparado aos outros estabelecimentos.

Entramos na área de embarque e após alguns minutos iniciaram o embarque para Doha, no voo QR 772, operado por um Boeing 777-200LR (77L), cuja configuração na classe econômica era 3-3-3, ou seja, 9 poltronas divididas de 3 em 3 por 2 corredores.

O avião aparentava ser novo, bem conservado e limpo, nem parecia que estava vindo de Buenos Aires. Acomodamos nossas bagagens de mão no compartimento superior e começamos a explorar a poltrona, bem como o sistema de entretenimento a bordo e o kit de amenidades.

O sistema de entretenimento possuía vários filmes e álbuns disponíveis, além de jogos e o mapa com as informações sobre o trajeto realizado.

A poltrona era bastante confortável, muito acima da média para um assento de classe econômica, reclinava bem, e o espaço em relação ao assento da frente era muito bom, e foi possível descansar bastante durante a viagem. O único ponto negativo foi a entrada USB da minha poltrona, que não estava funcionando.

O kit de amenidades tinha pasta e escova de dentes, meias, tapa olhos, tampão para os ouvidos e lenços para as mãos.

Kit de amenidades da Qatar, disponível em duas cores.

Itens que compõem o kit de amenidades da Qatar.

Além do kit de amenidades, cada passageiro tinha um travesseiro e um cobertor.


O voo estava lotado, mas apesar disso, saiu no horário previsto, aproximadamente as 3 horas da manhã do dia 27/02/2014. Depois de uma hora após a decolagem começaram a servir o jantar, muito bom por sinal.


Primeira refeição oferecida na primeira etapa.


Além dessa refeição, serviram lanche e depois mais uma outra refeição. Durante todo o voo as bebidas alcoólicas estavam disponíveis. O atendimento das aeromoças era muito cordial.

Segunda refeição oferecida na primeira etapa.


Após 13:30 horas de voo, chegamos a Doha. Eram aproximadamente 23:00 hs do horário local. Desembarcamos e pegamos um ônibus até o terminal de passageiros. 

O caminho percorrido até Doha.

Chegando em Doha.

Logo que chegamos pegamos uma fila para o raio X e subimos para o portão 13, onde teve uma nova inspeção de bagagem. Aguardamos uma hora para o embarque, que acabou atrasando meia hora. Também foi remoto, ou seja, tivemos que pegar outro ônibus para chegarmos ao avião. O voo QR 900 decolou rumo a Perth depois das duas horas da manhã (horário local).

Acredito que o processo de embarque e desembarque em Doha deva ter melhorado, pois no ano passado foi inaugurado o novo aeroporto da cidade, chamado Hamad.

O segundo trecho foi operado por um Boeing 777-300ER (77W), aeronave um pouco maior que a anterior. Apesar disso, este segundo voo estava mais tranquilo do que o primeiro, com bem menos passageiros.

As poltronas eram tão confortáveis como no outro voo, e também foi possível descansar bem. Dessa vez a entrada USB estava funcionando, mas a tela do sistema de entretenimento individual apresentava problemas.

As refeições servidas nesta etapa também estavam ótimas. Durante todo o voo eram servidas bebidas alcoólicas. O atendimento dos comissários também foi muito bom.


Jantar oferecido na segunda etapa.

Café da manhã oferecido na segunda etapa.

Próximo a chegada em Perth, foram distribuídos os cartões de imigração da Austrália.


Cartão de imigração da Austrália.

Verso do cartão de imigração da Austrália.


O avião chegou aproximadamente as 17:30 hs em Perth, após 10:30 horas de voo. Desembarcamos, fomos até a esteira pegar as bagagens, que chegaram rapidamente, e passamos pela inspeção das mesmas, onde havia um cachorro cheirando todas as malas. Entregamos os cartões de imigração preenchidos e pegamos um taxi na área de desembarque do aeroporto rumo a Perth.


Percurso realizado entre Doha e Perth.

E este é o fim da parte 2. Apesar de alguns pontos negativos descritos nesta postagem, me surpreendi muito positivamente com a Qatar Airways. Considerando que ficamos 24 horas em voo, com um intervalo entre voos de apenas 2 horas, diria que foi excelente.

Para ler a primeira parte, acesse este link.

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