domingo, 1 de fevereiro de 2015

Análise Crítica LATAM Fidelidade - Parte 5: dicas para otimizar o uso dos pontos

Para ler sobre a apresentação do programa, clique aqui.

A respeito das formas de acúmulo, clique aqui e aqui, e para as formas de resgate, clique aqui.

Nesta ultima parte sobre o LATAM Fidelidade são apresentadas algumas dicas de como aproveitar da melhor forma os pontos obtidos em voos, transferência pelos parceiros não aéreos ou compra no site Multiplus.

Para encerrar, apresentei de forma resumida os resgates mais vantajosos, mesmo após o reajuste da tabela realizado em 2013. Notem que todos os valores se referem a um trecho em classe econômica, pois os valores dos trechos em classe executiva estão inviáveis, muito acima do que a maioria dos programas de fidelidade costumam cobrar.

Aproveitem bem as dicas e boa viagem.


Dicas:

De acordo com o regulamento, uma passagem prêmio poderá ser resgatada com até 365 dias de antecedência.

O programa não possui "Status Match", a equivalência de status de outros programas de fidelidade

Os resgates podem ser realizados pelo site da Multiplus para voos LATAM, Qantas, British Airways e Ibéria, para outras cias aéreas, deverá ser feito pelo call center.

Pelo call center e pelas lojas LATAM será cobrada uma taxa administrativa, a qual não é cobrada quando a emissão é realizada pelo site da Multiplus.

Alguns resgates de voos em cias aéreas que podem ser feitos através do site estão sendo tarifados somente pela região de origem e destino, ao invés de tarifar pela soma de trechos que passam por regiões diferentes!!!

Desde agosto/2014 é possível comprar pontos e transferir pontos entre contas Multiplus. Também é permitido a revalidação de pontos. Em condições normais, o valor de um lote de 1.000 pontos Multiplus custa 70 reais.

A compra e a transferência de pontos só vale a pena para inteirar o valor de uma passagem com disponibilidade de resgate imediato e também serve para o caso em que os pontos estão prestes a expirar.

Há promoções para transferência de pontos dos cartões de crédito para o LATAM Fidelidade, que geram bônus de até 50%. Também há promoções para a comprar de pontos no site da Multiplus.

Poderá ser emitida passagem de ida, volta ou ida e volta, portanto permite "open jaw", que configura a chegada do primeiro destino por um local e o retorno por outro local, por exemplo: trecho GRU -> MIA na ida e o trecho LAS -> GRU na volta.

As taxas de embarque não poderão ser pagas com pontos.

Não é permitido realizar parada intermediaria, conhecida como "stopover", porém é possível ficar até 24 horas no mesmo local, quantas vezes quiser dentro da mesma região de destino, desde que não volte para o mesmo lugar, o que não é considerado stopover pela LATAM.

Cada check in realizado configura um trecho, que é a forma de acúmulo por voos.Para otimizar o acúmulo de pontos numa mesma viagem, por exemplo, São Paulo -> Porto Alegre, é possível dividir a viagem em 2, SP -> Curitiba e Curitiba-> Porto Alegre. Neste caso, certifique-se dos horários, para que o tempo de conexão seja suficiente. A partir de 2017 o acúmulo mínimo de 500 pontos por trecho só valerá para a categoria Platinum ou superior.

Apenas as viagens realizadas pela LATAM são válidas para upgrade de categoria.

Caso um dos voos do bilhete prêmio tenha sido modificado ou cancelado, seja ele LATAM ou de cia aérea parceira, poderá ser feita a escolha de outro voo de sua preferência, desde que os aeroportos de origem e destino não sejam alterados, independente de ter ou não disponibilidade utilizando pontos nos voos solicitados. Ocorreu comigo essa situação, e de acordo com o atendente, a alteração poderia ser realizada para voos com data compreendida entre 7 dias antes e 15 dias depois da data do bilhete original. Mais informações através deste link.

Para verificar a disponibilidade das cias aéreas da aliança Oneworld, utilizar o site do programa de fidelidade da British, o Executive Club, antes de realizar a busca será necessário realizar a inscrição no programa.

Para as demais cias aéreas, membros da Star Alliance, recomendo utilizar o site do programa de fidelidade da COPA Airlines, o Connect Miles, para realizar a busca.

Em ambos os sites, deve-se fazer a busca trecho a trecho e.tomar nota dos voos, dias e horários de saída e chegada. Atentar para o tempo de conexão. Sugiro pesquisar antes de ligar para o call center da LATAM, com todas as informações anotadas.

Extraído do item 3 do regulamento do programa:
"3.8. Dentro do seu período de validade, os bilhetes de passagem-prêmio permitirão: (i) a substituição do trecho, do voo e da data mediante pagamento de taxa administrativa aplicável ao perfil de resgate escolhido, a ser paga pelo Cliente quando da emissão do novo bilhete; e (ii) o cancelamento dos bilhetes de passagens válidos e não utilizados, com o reembolso da Pontuação respectiva, desde que dentro da validade de 2 anos, na conta Multiplus do Cliente, descontada a taxa administrativa aplicável ao perfil de resgate escolhido. Para tanto, a Pontuação utilizada para a obtenção do bilhete a ser cancelado deverá estar dentro de sua validade, nos termos desse Programa.

3.10. O Cliente deverá arcar com o pagamento da taxa de embarque, cuja cobrança é determinada pelas autoridades aeronáuticas competentes, e com as demais taxas oficiais, impostos e tributos de qualquer natureza que porventura venham a ser instituídas por autoridades nacionais e/ou internacionais, bem como, com o pagamento de valores adicionais de emissão decorrentes de serviços prestados por canais disponibilizados pela LATAM para emissão da passagem-prêmio."

Extraído das regras, 
item 11
"Para embarcar em cabines diferentes, a cobrança será proporcional a cada cabine escolhida. Se a ida for na cabine Econômica e a volta na cabine Executiva, por exemplo, cada uma terá uma pontuação diferente."

Item 12:
"Cada conexão agora conta pontos para você alcançar uma nova categoria. Por exemplo, se você comprar um voo de São Paulo para Belém com conexão em Brasília, você acumulará dois trechos."

Reembolso: de acordo com o item 8 das regras, temos:
"Quando uma passagem trocada por pontos não for utilizada, você pode pedir reembolso nas lojas LATAM nos aeroportos ou na Central de Vendas, Fidelidade e Serviços pelos telefones 4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (demais regiões). A passagem deve estar dentro da validade. A pontuação devolvida terá a mesma validade da original. Desde 13/05/2010, a passagem emitida em voos de nossas companhias aéreas parceiras pode ser reembolsada em apenas um trecho, desde que esteja dentro da validade. O prazo de reembolso é de até 30 dias."

A taxa mencionada varia conforme o tipo de resgate, se é nacional ou internacional e se foi realizado antes o depois do início da partida.

Remarcação: de acordo com o item 13 das regras, temos:
"A remarcação de data, horário de voo e/ou itinerário deve ser feita através de nossas lojas e call center. Cobramos uma taxa referente ao perfil da tarifa do bilhete original mais a diferença, se for necessário.

Remarcação com pontos para terceiros nas Lojas LATAM dos aeroportos

Será necessária a presença do titular do cartão LATAM Fidelidade para solicitar a remarcação do bilhete ou apresentar uma autorização autenticada em cartório e possuir a senha de resgate do titular."



A taxa mencionada varia conforme o tipo de resgate, se é nacional ou internacional e se foi realizado antes o depois do início da partida, conforme a tabela abaixo.



Resgates mais vantajosos

Passagens aéreas LATAM em voos nacionais (trechos promocionais a partir de 4.000 pontos), na América do Sul (trechos a partir de 7.000 pontos nos resgates PROMO), América do Norte (trechos a partir de 18.000 pontos nos resgates PROMO) e Europa (trechos a partir de 25.000 pontos no resgate PROMO;


Parceiras aéreas em viagens de/para o Brasil: 
Africa do Sul: (trechos a 25.000 pontos em classe econômica com a British Airways ou South African Airways;
Europa: trechos a 40.000 pontos em classe econômica com a British Airways, Iberia, Turkish ou Lufthansa e;
América do Norte: trechos a 35.000 pontos em classe econômica com a American Airlines, apesar de ter relatos de pessoas que conseguiram trechos por 25.000 pontos;
Oriente Médio: 45.000 pontos o trecho em classe econômica com a Qatar. 

Outros
Europa x Oriente Médio por 65.000 pontos o trecho em primeira classe.

Atualização de 04/08/2016: revisão das regras do LATAM Fidelidade (ex TAM Fidelidade).
Atualização de 14/12/2016: revisão das regras de acúmulo e qualificação do LATAM Fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário