quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Algumas dicas de como otimizar passagens aéreas

Muitas pessoas não sabem, mas é possível incluir vários destinos num mesmo itinerário, pagando o mesmo valor que se pagaria por apenas um único destino. O nome que se dá a parada intermediária é "stopover".

O stopover é diferente de uma conexão. A conexão é uma parada para se fazer a troca de avião. Geralmente as conexões duram apenas algumas horas. Já o stopover dura mais do que 24 horas, podendo durar vários dias, e porque não, até semanas. É possível por exemplo, sair do Brasil e ir até a China, fazendo um stopover de alguns dias em Abu Dhabi, aproveitando para descansar e passear.

Outra vantagem do stopover, sobretudo em viagens internacionais, é a conservação da franquia de bagagem internacional, ou seja, em todos os trechos a franquia será de 2 malas de até 32 kg (exceto para voos na América do Sul).

Várias cias aéreas oferecem o stopover de forma gratuita, principalmente as cias aéreas sediadas no Oriente Médio. As principais cias aérea da região apresentam em seus sites as condições para a utilização do stopover de forma gratuita. Para saber mais sobre o stopover oferecido pela Etihad Airways em Abu Dhabi, utilize este link. Caso esteja interessado em um stopover em Dubai voando Emirates, veja mais informações aqui. A Qatar também oferece stopover gratuito em Doha, conforme consta aqui.

Entretanto, várias cias aéreas não divulgam isto, mas é possível realizar stopover em diversas rotas. No caso das cias aéreas no Brasil, durante o processo de compra das passagens o interessado deverá procurar por uma das opções abaixo:


AZUL - clicar em "multitrechos"


GOL - clicar em "vários trechos"


LATAM - clicar em "voo para mais de um destino?""


A Avianca Brasil não possui outra opção além de ida ou ida e volta, portanto não disponibiliza stopover nas compras realizadas pelo site.

Além do stopover, há outro artifício muito útil para otimizar o itinerário, chama-se "open jaw" e consiste em um roteiro no qual o destino do primeiro trecho não precisa ser necessariamente a origem do trechos seguinte. É possível utilizar as mesmas opções descritas no stopover para realizar o open jaw.

Dessa forma, é possível por exemplo, fazer o trecho de ida como São Paulo - Barcelona e o trecho de volta Madri - São Paulo. O percurso entre Barcelona e Madri pode ser feito, por exemplo, utilizando-se outro meio de transporte, como trem ou ônibus.

Para fazer um bom uso do stopover e do open jaw, recomenda-se fazer previamente a pesquisa da cada trecho, alterando as datas e/ou sequência dos trechos se possível, utilizando ferramentas como o google flights.

Para finalizar, infelizmente não há como fazer stopover de passagens compradas com milhas ou pontos nos programas de milhagens nacionais, mas é possível fazer o open jaw.

Estas são algumas dicas que podem ajudar na hora de se fazer a compra de passagens aéreas. caso sabia de outras dicas que não foram citadas aqui, escreva nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário